quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

(sem acentuacao denovo...)

É mais do que obvio que a educação precisa mudar, e nao e pouco, muito!!!
Novamente e óbvio a infinidade de problemas do setor.
Citarei dois, os altos índices de repetência e a evasão escolar.
Bom, nao citarei nenhum dos dois e irei por um rumo diferente do da AB, pois eu tenho opiniao formada sobre os ciclos ou sem os ciclos, aprende quem quer e ponto!
Acredito sim que os professores que tem que ser mais valorizados, mas nao falo do professor formado de qualquer maneira! Mas do professor, que consegue um dialogo sem erros de portugues, que tem capacidade para esclarecer duvidas, que tem competencia e vontade de ensinar!
Professor hoje e uma palavra gasta no Brasil, todo mundo que ensina qualquer besteira vira professor, e pior, gostam de escutar MESTRE!
Agora vamos pensar em nivel de Japao, EUA, onde os professores recebem bons salarios, tem protecao policial em locais de risco, exigem o aprendizado, porque educacao se da em casa!
No Japao o professor tem status, e a pessoa que passa toda a cultura, todo o conhecimento em poucas horas, sao reverenciados, tem voz ativa e sao acima de tudo respeitados, la chega a ser falta de honra nao aprender, nos EUA e um pouco mais liberal, mas se aprende, os alunos tem que estudar, tem que saber o que foi aplicado em aula senao repetem!
No Brasil o professor e agredido, tem medo de ir a escola, tem medo dos alunos, tem medo de dar nota baixa, teme pela sua vida! Pois e... entao pergunto, adianta ciclos, cotas, programas, debates?
Nao precisa responder! Uma coisa que lamento e a forma como sao tratados quando reclamam, quando alias, so pedem seus direitos! Sao tratados como lixo, tem salarios atrasados, ganham mal, sao obrigados a trabalhar em varias escolas, aturar imbecis vestidos com uniformes nas carteiras!
Como melhorar algo se a educacao minima nao e dada para os alnos? Se fosse professor mandava todo mundo se fuder! Mas nao sou! e sei que eles nao podem, pois alem do proprio sustento alguns tem outras bocas para alimentar!
Vamos parar, pensar... Se o aluno nao quer estudar, deixa! A vida ensina o quao idiota ele foi em se privar disso, se ele ate quer estudar mas nao da prioridade, deixa! Novamente a vida ensina! Agora se ele quer aprender e nao tem professor com nivel, ai sim e um problema! Isso que devemos pensar! Dar prioridade a quem deseja estudar, provas, estimulo, escolas capazes, professores competentes para quem deseja estudar! Sem politicagem!
Sei que e mais que um sonho, mas e um caminho...
E tenho dito!
Fuiii

Nenhum comentário:

Postar um comentário